sábado, 23 de janeiro de 2010

Desenhos Prontos

       Olá Pessoal!
       Estava divulgando o blog em alguns fóruns de Educação Infantil e um deles me deixou muito intrigada.  Neste fórum era oferecida gratuitamente uma pasta com vários desenhos prontos para as crianças colorirem e havia CENTENAS de solicitações.
      Penso que o papel do desenho na infância, as produções das crianças e suas marcas pictográficas ainda é um grande desafio a ser tratado por quem trabalha com formação docente.
      Isso me fez lembrar uma imagem de Francesco Tonucci, ao se referir ao Planejamento na Educação Infantil, que reproduzo aqui para vocês.
       Um grande abraço a todos!

3 comentários:

  1. Realmente essa imagem do Francesco diz tudo!
    Mas essa é uma questão que sempre me faz refletir muito pois ainda não consegui formar uma opinião bem definida sobre dar ou não dar desenhos prontos. Ainda encontro alguns pontos positivos neles e por isso, sempre opto por variar a oferta entre desenhos livres (às vezes com alguma orientação) e desenhos prontos. Se você tiver alguma indicação bibliográfica sobre esse tema, eu ficaria muito grata!

    ResponderExcluir
  2. Olá Indira!
    Tudo bem? Que bacana que você me escreveu.
    Eu tenho algumas indicações biliograficas e um site para te indicar.
    O site é: www.artenaescola.org.br do Instituto Iosphe. Lá tem artigos e projetos bem interessantes em relação ao trabalho com a arte na escola.
    O livro da Ana Angélica Albano, chamado O Espaço do Desenho: A Educação do Educador, da Editora Loyola vale a pena ser lido.
    Edith Derdyk e Viktor Lowenfeld são teóricos que se debruçaram sobre o desenho infantil e nos ajudam a entender as manifestações das crianças e suas possibilidades criadoras.
    Reggio Emilia e região na Itália também tem um trabalho bem avançado nesse tema, com projetos de refrência mundiais.
    Espero poder ter ajudado!
    Vamos trocando idéias!
    Um grande abraço!
    Janaina

    ResponderExcluir
  3. CONCORDO PERFEITAMENTE EM DEIXAR O DESENHO LIVRE DA CRIANÇA!!
    Gostei da visita
    http://pontosdevista-ec.blogspot.com/
    http://lapiselviracs.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá! Comente aqui sua opinião!