quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Fontes para Educação Infantil

    Olá Pessoal!
     Eu encontrei um livro digitalizado de grande valia para nós educadores.
Trata-se da publicação: Fontes para a Educação Infantil, editada pela Fundação Orsa e a UNESCO.
     O livro está no site: http://www.fonteseducacaoinfantil.org.br/
      Um dos objetivos é servir de base para jornalistas saberem o que estão falando quando fazem reportagens sobre a Educação infantil, mas para nós, acredito que o mais bacana são os hiperlinks para várias instituições que trabalham na defesa dos direitos das criancas, com formação de professores nas diferentes linguagens, com crianças com necessidades especiais.
   Tem também sugestões de pauta para reuniões pedagógicas e indicadores para se refletir  como anda a instituição de vocês. Além de uma série de indicações de livros e revistas da área.
    Vale a pena conferir!
    Bom proveito!
   Abraço!

3 comentários:

  1. Jana achei super legal sua ideia, tenho entrado no seu blog sempre, estou me sentindo mais aliviada pois sei que agora posso continuar contando com sua ajuda. Essa semana meu marido me deu de presente um fime que me fez lembrar dos dias de faculdade e de vc o filme é "toda criança é especial"
    Bjs Flávia

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  2. Jana,

    Que legal! Agora eu tenho um lugar onde "beber na fonte" para ler e pesquisar sobre educação infantil com a melhor professora!!
    Saudade de quando trabalhávamos na FAMEC...
    Quero fazer uma pergunta e sugerir um comentário seu, sobre o primeiro ano do ensino fundamental de 9 anos na rede pública municipal. Como coordenadora pedagógica de uma EMEF, vou me dando conta (mais lentamente do que o que seria necessário)da dificuldade de adequar espaços e tempos da EMEF para educar adequadamente estes pequenos, o que ressalta ainda mais a inadequação de certos arranjos até para a aprendizagem no Ensino Fundamental. Ex.: na minha escola o fundamental II tem aulas de manhã e o Fund I à tarde. As salas de 1º ano são compartilhadas com a 8ª série!! Imagine o impacto do mobiliário, o fato de a sala não ter armários baixos, muito menos estantes à mão das crianças, as carteiras (grandes) enfileiradas e a dificuldade de manter um mural ou outros recursos... no entanto, quando a escola foi fazer a previsão de salas para 2010, não houve um lembrete para pensarmos nisso, e, ao contrário, a supervisora apoiou a separação, visando concentrar os professores e facilitar a confecção do horário de aulas.
    Os horários estão sendo revistos para prever uma rotina mais adequada às crianças (espero que isso "contamine" o Fundamental todo...). Mas estamos a anos-luz (com a melhor das boas vontades) de atender adequadamente a eles (espaço, rotinas, formação dos funcionários e professores etc, etc).
    Aproveito para pedir uma dica quanto a material de leitura para a construção de rotinas de trabalho na ed. infantil (especialmente no antigo 3º estágio). Revi os RCNEI, que apontam o trabalho com cada um dos eixos de conhecimento de mundo. Há algum material que trate da rotina diária/semanal e que me apoie para organizar o trabalho com as professoras?
    Saudades...
    Bj, Silvia

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  3. Oi Silvia!
    Realmente acredito que não está sendo fácil esta adequação de espaço e horários para atender as crianças de 6 anos. Tenho acompanhado algumas discussões a esse respeito e as preocupações são generalizadas, pois envolve uma mudança de concepção de escola e isso não é algo fácil.
    Eu separei dois documentos indicados pelo MEC que talvez possa lhe ajudar nessa discussão. Ai vão os links:
    portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/noveanorienger.pdf

    portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensifund9anobasefinal.pdf

    Um grande abraço!
    Janaina

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