quarta-feira, 28 de julho de 2010

Indicadores de Qualidade na Educação Infantil

    Olá pessoal!
   Segue abaixo o link do documento "Indicadores de Qualidade da Educação Infantil", do Ministério da Educação.
    Esse documento, publicado em 2009, trata-se de uma bom subsidio para que as instituições de educação infantil avaliem suas práticas.
    Está dividido em sete dimensões de qualidade para análise: planejamento institucional, multiplicidade de experiências e linguagens (formas de a criança conhecer e experimentar o mundo e se expressar); interações (espaço coletivo de convivência e respeito); promoção da saúde; qualidade e condições dos espaços, materiais e mobiliários; formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais; cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social.
     Para cada uma dessas dimensões, há questões que orientam a avaliação na instituição.
     Além disso, há sugestões de como garantir que esse processo avaliativo seja participativo e formativo.
     Abraços!
http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/indic_qualit_educ_infantil.pdf
   

10 comentários:

  1. O Documento do MEC sobre os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil é excelente.
    Já li e analisei. Contribui para os avanços na Educação Infantil do Brasil

    Importante a divulgação !

    Educadora Sônia Sampaio

    ResponderExcluir
  2. Li e gostei do caderno lançado pelo Mec indicadores de qualidade da educaçao infantil . O documento e para que as instituiçoes de educaçao infantil se autoavalie . Acredito que a autoavaliaçao promova uma grande melhoria na qualidade da educaçao. Porque apontará os pontos fortes e fracos da mesma. serve para nortear um caminho de erro e acerto e promover reflexão e a possibilidade de novos projetos e objetivos.

    ResponderExcluir
  3. O Documento é de suma importancia para gestores que buscam um real diagnostico da Educaacão Infantil de seu município.
    A partir dele é possível traçar metas e objetivos visando a melhoria dos aspéctos negativos. No ano de 2009 optamos por aplicá-lo em toda rede e hoje temos uma nova realidade no Educação Infantil do município de Trombudo Central - SC.
    Glaucia J B Marcelino
    Professora

    ResponderExcluir
  4. Oi Glaucia! Qua bacana seu depoimento! Tenho muito interesse em saber como foi essa aplicação e como se deram essas mudanças. Vocês publicaram algo? Podemos conversar mais sobre isso?
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Só hoje passei por aqui e vi seu comentario. Temos um trabalho muito legal sobre o material que está surtindo efeito até hoje.
      podemos sim conversar sobre isso.
      meus contatos: pmtc_educar@ig.com.br / glauciajcm@gmail.com
      oxx4735440271- ramal da educação ou oxx47 35441268
      Apresentamos trabalho no Educasul. 1 lugar no premio AMAVI categoria Gestão e aguardando resultado do INEP pois ficamos entre os 20 finalistas no Premio Inovação 2011, com o resultados deste trabalho.
      Abraços.

      Excluir
  5. Oi Glaucia! Você conhece a dissertação da Bruna Ribeiro sobre a aplicação dos Indicadores em CEIS na cidade de São Paulo? Traz uma análise muito interessante do processo de aplicação. O link para a dissertação é: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=202944
    Essa semana entro em contato com você.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom as informações contidas em seu blog....

    Estava fazendo uma pesquisa sobre o Caderno e aqui consegui muitas instruções....

    Grande abraço...

    ResponderExcluir
  7. Janaina, que bom encontrar este espaço, voltarei sempre que for possível. Parabéns pelo trabalho, querida!!

    ResponderExcluir
  8. Vamos realizar em todos os municípios do Brasil a Semana e o Dia da Educação Infantil. Mobilize o seu Prefeito, vereadores e diretores de escola de educação infantil. o Dia 25 de agosto é o dia nacional da educação infantil. Todas as escolas de Educação Infantil poderá desenvolver algumas atividades voltadas para o Campo da Educação Infantil. Diretores de Escolas de Educação Infantil incluam nos projetos pedagógicos atividades relacionadas...

    ResponderExcluir

Olá! Comente aqui sua opinião!