sábado, 6 de outubro de 2012

Critérios para uma boa escola

    O que é uma escola de qualidade? Como escolher e/ou exigir uma escola de qualidade para as crianças?
     Essas são perguntas que muitas famílias se fazem no meio de tantos opções e discursos quanto ao papel da educação infantil.
     Alguns atribuem a qualidade da escola a quantidade de "atividades" produzida pela criança ao longo do ano. Entendendo-se atividade como as folhas de registro que as crianças preenchem/ desenham/ produzem. É a idéia de que a qualidade pode ser medida pelo que é visível, o que se registra no papel é o que se aprendeu e quanto mais se registra, mais se aprende. A psicologia há algumas décadas vêm questionando essa idéia  e apontando que o processo de aprendizagem é muito mais complexo que isso, sendo necessário que as crianças atribuam sentido ao que fazem e vivenciam. 
    A constatação de que as crianças não são alfabetizadas corretamente na correspondência idade/série no ensino fundamental tem trazido a idéia de antecipação da escolarização da infância, e muitas instituições de educação infantil tem organizado seu currículo nos mesmos moldes do fundamental: com grades horárias, disciplinas, boletins de notas e lição de casa. Organização essa que vêm sendo questionada há bastante tempo por muitos educadores do próprio ensino fundamental (Aliás, fica a recomendação para assistir o filme: Educação Proibida que apresenta um profundo questionamento sobre esse modelo escolar - abaixo insiro o link).
    Muitos foram os documentos produzidos pelo Ministério da Educação do país com indicadores e critérios de qualidade para a educação infantil e todos eles se contrapõem claramente a essa concepção escolarizadora e essa associação quantidade/qualidade nesse nível educativo e apontam os direitos das crianças como o principal critério para uma boa instituição. 
       A partir desses documentos do MEC e das legislações da área,  fiz uma síntese de alguns elementos imprescíndiveis em uma instituição de Educação Infantil que garanta esses direitos. (Quem quiser conhecer melhor esses documentos  é só ir no marcador desse blog intitulado: "Documento MEC" e baixá-los.)

-       Proposta pedagógica da instituição

o   As crianças tem oportunidade de se expressarem e viverem experiências com música, dança, movimento, artes visuais, teatro? São contadas e disponibilizadas boas histórias para as crianças?
o   A brincadeira é valorizada? As crianças tem oportunidades diárias para brincar de faz-de-conta? Os profissionais participam e ensinam brincadeiras tradicionais para ampliar o repertório das crianças?
o   As crianças são estimuladas a fazer perguntas e descobertas sobre os fenômenos da natureza?
o   Elas têm experiências estimulantes e desafiadoras que a ajudam a entender como o sistema de escrita e a organização do pensamento matemático funcionam?
o As crianças tem oportunidade e tempo para aprenderem e vivenciarem habilidades como se trocar, comer, ir ao banheiro, se servir? 

-       Respeito às diferenças: A escola respeita a diversidade das crianças, seus ritmos, suas idéias e conquistas? As crianças são ouvidas e consideradas nas suas manifestações? 


-       Segurança e iluminação: A escola é clara, bem iluminada, ventilada, com espaços amplos? Há preocupação com higiene e segurança das crianças? A preocupação com a segurança impede a criança de se movimentar e explorar os espaços, brincar com tinta ou areia (experiências muito importantes nessa fase)?

-       Espaços: os espaços são amplos? As crianças podem se locomover e movimentar-se nos espaços internos? Há materiais desafiadores como túneis, brinquedos de diferentes texturas, livros? O espaço externo é amplo para que as crianças possam brincar, correr, pular, saltar, tendo boas e variadas experiências corporais?

-       Mobiliários: Os mobiliários são adequados para as crianças? Os materiais não perigosos são acessíveis a elas, permitindo que desenvolvam a autonomia?

-       Profissionais: Todos os professores são formados? Tem reuniões pedagógicas freqüentes e são estimulados pela escola a terem formação permanente?

-       Famílias: As famílias são acolhidas, trocam experiências, podem visitar a escola?

-       Rotina: para as crianças menores as rotinas são mais estáveis e prevêem as diferenças nos ritmos de sono e evacuações? As rotinas prevêem espaços para a brincadeira diariamente, mesmo para as crianças maiores? As crianças maiores são estimuladas a desenvolver atividades sozinhas como se servir no lanche/ almoço, lavar as mãos, se trocar e o tempo para que possam fazer isso com calma é previsto na rotina?


Grande abraço!

Link para o documentário: Educação Proibida, imprescíndivel a todos os educadores que acreditam que outro jeito de fazer educação é possível:  http://www.youtube.com/watch?v=n9KeDTMEYSE

2 comentários:

  1. Infelizmente,sabemos que as escola mais procuradas hoje, são àquelas que estimulam a competição. Desde a educação infantil as pessoas são ensinadas através das atitudes dos educadores, que é preciso ter, ter um carro caro, ter uma casa grande, ter uma roupa de marca famosa.
    Essa visão de mundo é completamente equivocada. Tanto para fazermos amigos quanto para conseguirmos uma posição social bem sucedida é preciso ser: ser compreensivo, ser educado, ser competente.

    ResponderExcluir

Olá! Comente aqui sua opinião!