quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

A parceria com as famílias enquanto qualidade na educação infantil



Olá a todas e todos!
No Site "Pedagogia com a Infância", postei um artigo meu e de minha amiga Maria Aparecida Guedes Monção sobre a parceria com as famílias. Reproduzo aqui uma parte dele. Se quiser lê-lo na íntegra, é só acessar: http://pedagogiacomainfancia.com/artigos/
Abraço!





A parceria com as famílias enquanto qualidade na educação infantil

Maria Aparecida Guedes Monção
Janaina Vargas de Moraes Maudonnet

Se há um saber que só se incorpora ao homem experimentalmente, existencialmente, este é o saber democrático.  Paulo Freire

As discussões sobre a qualidade do atendimento nas instituições de educação infantil  nas últimas décadas, no Brasil e no mundo, apontam, dentre outros aspectos, a participação das famílias como um dos critérios relevantes para a melhoria destes programas. Entretanto, no cotidiano das instituições a dinâmica de relações entre profissionais e famílias ainda é permeado por muitas tensões que afetam diretamente as crianças.
O estudo realizado por Maria Malta Campos, Jodete Füllgraf e Verena Wiggers (2006a) sobre qualidade na educação infantil, em que foram analisadas as publicações resultantes de pesquisas presentes nos principais periódicos de educação e apresentadas nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), entre 1996 e 2003, constatou que existem, nas diferentes regiões do país, graves problemas no atendimento prestado à criança pequena, que colocam em risco o desenvolvimento e a aprendizagem das mesmas. A precariedade do atendimento, se expressa segundo essas pesquisas em quatro principais fatores: problemas de infra-estrutura,  falta de qualificação profissional, ausência de diretrizes pedagógicas e na dificuldade de comunicação com as famílias (CAMPOS, 2006b).
Nesse cenário de tantas contradições entre os direitos das crianças previstos na legislação e as políticas implementadas, as discussões sobre a qualidade da educação infantil brasileira se fortalecem. Neste momento, para além do direito ao acesso, a discussão sobre a qualidade da oferta educacional em creches e pré-escolas se coloca de forma determinante situando as crianças no centro das reflexões. (CAMPOS, 2006a).
Todavia, os estudos sobre a qualidade na educação brasileira ainda são incipientes, embora a partir da década de 1990 é possível observar maiores esforços, a exemplo das iniciativas do Ministério da Educação (MEC) na produção de documentos para subsidiar essa discussão (BRASIL, 1995; 2006). Cabe destacar  que o conceito de qualidade expresso no documento “Parâmetros de Qualidade para a Educação Infantil” (BRASIL, 2006), ancora-se na perspectiva adotada por Anna Bondioli (2004) cuja compreensão de qualidade refere-se a uma construção que exige contextualização histórica e negociação entre os sujeitos envolvidos. Por isso a autora indica, dentre outros aspectos, que a natureza da qualidade é participativa, auto-reflexiva, contextual, processual e transformadora (BONDIOLI, 2004, p.13).
Nesse sentido,  não é possível pensar a qualidade nas instituições de educação infantil sem considerar a necessidade de compreender esse nível educativo como um direito da criança e da família, o que requer a constituição de espaços de diálogo que favoreçam a construção de ambientes democráticos que primem pela autonomia dos sujeitos envolvidos, sejam eles educadores, famílias ou crianças.
 A educação infantil é oferecida para, em complementação à ação da família, proporcionar condições adequadas de desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social da criança e promover a ampliação de suas experiências e conhecimentos, estimulando seu interesse pelo processo de transformação da natureza e pela convivência em sociedade. (BRASIL, 1994, p.15) 

3 comentários:

  1. Muito bom este artigo, acho este tema importante e necessário na Educação Infantil, pois precisamos dos pais para que nosso trabalho seja concluído. Parabéns

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  2. Olá Janaina, que beleza de artigo! muito bom!
    seu blog é demais, parabéns pelo trabalho, já estou seguindo para não perder as postagens..
    tenho um cantinho também diariodejardineira.blogspot.com.br sinta-se a vontade para me visitar
    Até mais..
    Carol

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  3. A sociedade brasileira DESCENDO O RALO da MEDIOCRIDADE. Artigo ESCULACHA a sociedade brasileira em http://www.universidadedavida.com.br

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