sexta-feira, 14 de junho de 2013

Sementes do nosso quintal - Escola Te arte


Olá a todas e todos,

Desculpem o meu "sumiço", mas final de semestre é sempre mais complicado para quem é professora. 

Hoje deixo para vocês o link para algumas cenas do filme: "Sementes do Nosso Quintal" da Escola Te arte. 
Trata-se de um documentário que mostra o cotidiano da referida escola de educação infantil, idealizada pela educadora Thereza Soares Pagani, a Therezita. Nessa escola, não há separação por idades e as crianças aprendem a se constituir enquanto sujeitos em um ambiente com muita natureza, arte e cultura popular.
Vale a pena assistir o documentário inteiro! Ele inspira a todos aqueles que desejam uma educação infantil menos rígida e que respeite a infância de nossas crianças.



Segue o link para mais informações sobre o documentário: http://sementesdonossoquintal.com.br/


Paar quem quiser saber mais sobre o trabalho da Te Arte, também é possível adquirir o livro: "De volta ao quintal mágico" da jornalista Dulcilia Buitoni. No livro, Dulcilia explica com detalhes a pedagogia pioneira desenvolvida na Te-Arte, através de depoimentos de pais e professores que conviveram e foram educados pelos métodos de Therezita. 






A proposta da  Te-Arte é de ser  um espaço para o livre desenvolvimento da criança, para ela viver seu corpo através da experimentação concreta de todos os sentidos – um método nomeado por Therezita como “corpo vivido”. O quintal, o jardim e o pomar se tornam as salas de aula e a escola se torna o lugar aonde a criança vai para brincar sem horários rígidos e rotina programada.



2 comentários:

  1. Vi algumas cenas do documentário e anseio vê-lo inteirinho. Como faço???

    Professora Fátima

    ResponderExcluir
  2. Olá me chamo Leila. Adorei o trabalho de vocês, também sou do estado do ES e vim para SP com 21 anos trabalhar na educação. O que vi no documentário da sh Fernanda me deixou muito feliz, pois em algum lugar existe uma semente da verdadeira educação infantil. Parabéns sh terezita e sua equipe.

    ResponderExcluir

Olá! Comente aqui sua opinião!