quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Creches noturnas



Olá pessoal, 
Segue o link para a minha entrevista sobre creches noturnas na rede EBC. Foram 10 minutos de fala, mas apareceu apenas um fragmento. Abaixo o teor da minha fala na íntegra. 
Abraço! 


Creches Noturnas
-       É preciso pensar as diferentes modalidades de atendimento às crianças do ponto de vista de uma política articulada intersetorial e integrada de proteção à  infância

-       Há uma demanda real e necessária para o atendimento noturno das crianças. Necessidade das famílias trabalhadoras que precisam deixar as crianças em um lugar seguro durante sua jornada de trabalho.

-       Esse atendimento não deve ser vinculado à Secretaria da Educação. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação infantil de 2009, cujo caráter é mandatário,  estabelecem as características de estabelecimentos educacionais e apontam que as creches noturnas tratam-se de uma demanda legitima da população, mas está no âmbito de políticas para a infancia , não se configurando como estabelecimentos de educação infantil. Nas Diretrizes - artigo 5- está expresso que os  estabelecimentos educacionais são necessariamente em período diurno.

-       Crianças precisam dormir à noite. Esse espaço de atendimento precisa proporcionar que elas durmam de forma acolhedora e segura. Há aprendizados implícitos: práticas de acolhimento, práticas sociais sobre como se coloca as crianças para dormir, como acolher as necessidades de sono dos diferentes. Mas não é lugar onde as crianças vão viver a ampliação de experiências nas diferentes linguagens, vivenciar estímulos nas diferentes áreas: música, dança, arte, desenho, organizar projetos, etc.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Comente aqui sua opinião!