segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Observatório da 1a. Infância: Guia para a elaboração e avaliação de políticas públicas e iniciativas

Olá a todas e todos,

Hoje divulgo uma iniciativa da Rede Nossa São Paulo para a avaliação de políticas públicas que tenham como perspetiva os direitos de bebês e crianças em viverem em uma idade acolhedora, segura, saudável.



http://www.observaprimeirainfancia.org.br/static/user/user_3_arquivos_mocuarmj_guia_de_multiplicacao.pdf

O guia parte de alguns questionamentos: será que em nossa cidade estamos garantindo condições para o desenvolvimento integral dos bebês e das crianças? A cidade que temos é segura, saudável e acolhedora para nossas meninas e meninos?

Alguns passos para a construção do guia são apresentados no documento.  O primeiro trata-se de um mapeamento sobre o tema, no guia são apresentados com links para diversas legislações que tratam da primeira infância.  Em seguida, são apresentados alguns indicadores para a avaliação dos programas que tenham como foco a invisibilidade dos bebês e das crianças pequenas. O relato de experiência de escuta das criancas é o terceiro passo. Nessa experiência piloto, as crianças foram convidadas a fotografarem o que mais lhes agradam ou desagradam na cidade. A metodologia da escuta é apresentada, assim como uma síntese dos resultados. Para conhecer mais sobre essa experiência: http://www.observaprimeirainfancia.org.br/pagina/54/olhar-das-criancas
O quarto passo, é um guia de perguntas para identificar boas práticas para a primeira infância.

Para conhecer mais sobre o observatório da primeira infância na cidade de São Paulo, segue o link:
http://www.observaprimeirainfancia.org.br/


Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Comente aqui sua opinião!