sexta-feira, 16 de abril de 2010

Indicações de Livros Educação Infantil

Olá a todas e a todos!
Gostaria de indicar dois livros organizados pela Pesquisadora e Professora da Universidade Federal de Santa Catarina: Luciana Esmeralda Ostetto, ambos da Editora Papirus.
O primeiro livro, intitulado Encontros e Encantamentos na Educação Infantil, retrata experiências vivenciadas por estagiárias do curso de pegadogia da UFSC na busca de suas identidades profissionais.  O bacana é que ao ler os textos, também vamos nos encontrando com a nossa identidade. Ao final, tem um capítulo intitulado: "Planejamento na Educação Infantil",  em que a autora faz uma análise dos modos de planejar realizados pelos professores ao longo dos anos e discute o planejamento hoje em que a criança é o foco.  É um texto excelente, que nos faz refletir sobre como estamos desenvolvendo o nosso trabalho e o que está por trás de determinadas escolhas que fazemos.
Saberes e Fazeres da Formação de Professores é o segundo livro. Este aborda questões essenciais da educação infantil como a observação e o registro; a afetividade na construção de vínculo; a linguagem escrita; e o convívio e a aprendizagem na relação com as crianças. Destaque para o texto: "Aprendendo a ser professora de bebês"  em que as autoras compartilham conosco sua busca para entender como trabalhar com bebês, revelando suas dúvidas, angústias e descobertas.
Abraço!



Um comentário:

  1. Sem duvida nenhuma uma bela indicação. Aproveito para sugerir tb "Educação Infantil e registro de Práticas" de Amanda Cristina Teagno Lopes. Irá ajudar quem quer saber do processo. Observação, registro, planejamento, avaliação. Felicidades!

    ResponderExcluir

Olá! Comente aqui sua opinião!