segunda-feira, 25 de julho de 2011

Fenomenologia de Merleau-Ponty, Educação e Arte

Olá Pessoal!
Divulgo as inscrições para o Grupo de Estudos que será conduzido por minha amiga Marina Macondes Machado, sobre o autor Maurice Merleau-Ponty. O pensamento desse filósofo francês está relacionado com a antropologia e a sociologia da infância, na busca de conectar os adultos com as culturas da infância.
Este grupo de estudos pretende discutir minuciosamente o livro Merleau-Ponty & a Educação, escrito pela proponente do grupo e o qual também indico como uma importante bibliografia para entender as crianças do ponto de vista da fenomenologia. O grupo também discutirá outros textos de Merleau-Ponty sobre arte e textos do estudioso da sociologia da infância, Manuel Sarmento.

Duração: Encontros semanais de agosto a novembro de 2011, somando cerca de 50 horas de estudo.

Proposta de número mínimo e máximo de participantes:
4 participantes no mínimo e 7 no máximo

Proposta de dias e horários:
Quartas-feiras das 19:00 às 22:00 hs
ou
Sábados das 9:00 às 12:00 hs

Custo:
R$ 120,00 (cento e vinte reais) por mês

Currículo da proponente:
Marina Marcondes Machado é mestre em Artes e doutora em Psicologia da Educação. Terminou em fevereiro de 2010 seu pós-doutoramento em Pedagogia do Teatro  (ECA/USP-Bolsista FAPESP) com a pequisa intitulada “Territórios do Brincar”. É autora dos livros O brinquedo-sucata e a criança (1994) e A Poética do Brincar (1998), ambos editados pela Loyola, SP. Sua dissertação de mestrado tornou-se livro pela Annablume Editora (SP) e FAPESP sob o título Cacos de infância – teatro da solidão compartilhada (2004). Em 2010 publicou Merleau-Ponty & a Educação, pela Editora Autêntica (BH). Trabalhou por cerca de 20 anos na Escola Municipal de Iniciação Artística como professora de arte. Hoje é formadora de professores de teatro, docente na Escola Superior de Artes Célia Helena e pesquisadora das relações entre infância e cena contemporânea.


Para saber mais acesse
ou envie um e-mail para


PS: Aproveito para divulgar o site da Marina Marcondes Machado intitulado Agachamento. "Agachar-se é ir ao chão, ficar de cócoras, estar muito perto de onde a criança pequena está. AGACHAMENTO propõe ao adulto agachar-se na direção das crianças, propondo a compreensão de um longo caminho de agachadas. Postura boa para brincar, agachar-se é tentar compreender a criança no seu ponto de vista; é fazer reverência ao modo de ser da criança, gesto de proximidade e de começo de alguma coisa… um agacho!" (informações do site)


Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Comente aqui sua opinião!