sexta-feira, 10 de agosto de 2012

28o. Simpósio da OMEP. O Brincar na Educação Infantil. Prof. Tizuko Kishimoto


Olá a todas e todos!
Hoje compartilho mais uma palestra do 28. Simpósio Mundial da OMEP. Dessa vez a fala foi da Prof. Tizuko Morchida Kishimoto, da Faculdade de Educação da USP e que é pesquisadora da Rede internacional de pesquisadores em Educação Infantil
A professora Tizuko inicia sua fala nos questionando: Será que os brinquedos de hoje são totalmente diferentes do passado? Será que escutamos as crianças? Para ajudar nessa reflexão cita Stephan Klein que aponta que escolas de Educação Infantil estão simplesmente expulsando jogos eletrônicos, bonecos de super heróis, mas não ajudam as crianças a fazer uma critica a esses brinquedos. A boneca Barbie, por exemplo,  é tão atrativa porque acompanha os processos de vida do cotidiano.
Tizuko apresenta o quadro “Jogos infantis” de Peter Brughel e nos pergunta: será que as brincadeiras de hoje são tão diferentes? 

Qual o significado do brincar?
Brincar é imaginação e pensamento, tomada de decisão, regras, incerteza, não tem conseqüência, é um ato social e cultural. A própria criança entra no imaginário e toma decisões. Às vezes a criança está apenas segurando uma boneca, outras vezes ela é a mãe da boneca. Alguns autores usam o termo futilidade para se referir ao brincar, Tizuko prefere o termo sem conseqüência.
Formato lúdico é diferente do formato educativo. Para que o educativo possa aproveitar o espaço lúdico é fundamental que os materiais sejam adequados e de qualidade. Brincar sem qualidade é espontaneista. É preciso respeitar os aspectos do brincar, mas respeitar espaços, materiais e interações.

O brincar esta nas culturas da infância:
- cultura construída pelos adultos - livros, roupas e alimentos
- cultura construídas por adultos e crianças - brinquedos
- cultura construídas pelas crianças - brincadeiras

Os criadores de brinquedos a acompanham as crianças, como brincam e o que vêem. Brinquedos industriais tem interesses das crianças também, além dos interesses dos pais e dos próprios fabricantes

O brincar tem diferentes dimensões:
- Dimensão local e global. Brincadeira muitas vezes é a mesma, mas o que define o conteúdo é o local. Há um hibridismo de culturas: Bonecos de ação sempre existiram e são constantemente adaptados. Cultura da criança é que sempre faz uma recriação do brincar.
- Diversidade: individual, social, cultural, lúdica, étnica, familiar. Cultura material -  Diversidade de materiais (formas, cores, texturas) e de usos dos brinquedos.
- Sustentabilidade. Educação para sustentabilidade é diferente da educação ambiental. A primeira trata de vários sistemas ambiental, social, econômico e a relação entre eles. O playground, por exemplo, é preciso ter nele grama, terra, água, horta, alimentos para pássaros; brincadeiras. Mas também é educação para sustentabilidade quando o imaginário da criança se remetem a outros contextos, quando as crianças assumem diferentes papeis a partir dos contos de diferentes povos para que elas tenham outras experiências. Assim como as trocas e reciclagem de brinquedos, a EI precisa desenvolver projetos para que as crianças assumam valores.

Brincar é diferente mas também é igual. Brincadeiras de ontem ainda circulam de forma reinventada. Brincar no passado e brincar hoje implica pensar que mantemos formas antigas em novos meios. Precisamos deixar de lado visões nostálgicas e entender essas brincadeiras. Esse é o papel da escola. Estamos deixando o novo de lado e isso significa que estamos deixando as crianças sem os códigos da infância do mundo atual. Nesse sentido não se trata de afirmar a morte da infância, porque a infância e o brincar enquanto categoria social sempre vão existir, mas é preciso repensar como trazemos o brincar para a EI.


Aproveito para indicar a vocês para aprofundamento o texto da Prof. Tizko Kishimoto, intitulado: "A cultura lúdica como parte da cultura da infância", disponível no link: http://www.labrimp.fe.usp.br/index.php?action=artigo&id=5

2 comentários:

  1. Belíssimas reflexões! Esta palestra deve ter sido fantástica... É da minha área...
    Venha conferir a nova postagem com atividades dos meus aluninhos: http://educacaoinfantilnaescola.blogspot.com.br
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Adorei ler esta potagem, Janaina!
    Obrigada por publicá-la!
    Depois me faça ma visita...

    Deus te abençoe!
    Beijos.
    http://espacocriancabrasil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá! Comente aqui sua opinião!