sábado, 8 de setembro de 2012

Fórum Municipal de Educação Infantil de São Paulo



Olá a todas e todos!
Eu faço parte do Fórum Municipal de Educação Infantil de São Paulo. Gostaria muito de convidar aquelas e aqueles que moram nessa cidade para participarem dele comigo. Para defender os direitos das crianças precisamos debater nos mobilizar coletivamente. 
Criamos uma fanpage no facebook em que as lutas, datas de encontro, desafios da educação infantil são postadas. O link é: http://www.facebook.com/pages/F%C3%B3rum-Municipal-de-Educa%C3%A7%C3%A3o-Infantil-de-S%C3%A3o-Paulo/274063332706748
Segue abaixo um pouco da história do Fórum: 


O que é o Fórum Municipal de Educação Infantil de São Paulo?

 O Fórum Municipal de Educação Infantil de São Paulo, é uma instância comprometida com a Educação Infantil e com o acesso e o atendimento de qualidade às crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, nos sistemas de educação, com ênfase no sistema público, no município de São Paulo. É aberto a participação da sociedade civil e ao debate público e democrático, com caráter suprapartidário e interinstitucional. Por qualidade, entendemos a garantia do cumprimento dos direitos das crianças em viver plenamente sua infância e ter acesso ao patrimônio cultural da humanidade.

Por que foi criado?
A Rede de Educação Infantil da cidade de São Paulo é a maior da América Latina reunindo 1205 instituições de educação infantil. Uma rede desse tamanho apresenta muitos desafios que merecem ser discutidos tanto em sua especificidade, como na relação que estabelece com políticas públicas nacionais e internacionais.
    Com a perspectiva de refletir sobre as políticas públicas e suas conseqüências para o cotidiano das instituições de Educação Infantil foi criado o Fórum Municipal de Educação Infantil do município de São Paulo.

Estrutura e funcionamento:
O fórum é organizado em comissões de trabalho. São elas: currículo, formação de professores, avaliação e Planos Nacional e Municipal de Educação. Essas comissões são responsáveis por ajudar o Fórum a se posicionar e buscar estratégias de mobilização para a defesa dos direitos das crianças.
A periodicidade dos encontros dessas comissões é bimestral, durante as assembléias do Fórum, que acontecem às quintas-feiras pela manhã, na Faculdade de Direito da USP. Além dessas comissões acima citadas há uma comissão gestora responsável pela organização dos encontros e encaminhamento das discussões e decisões da assembléia. Essa comissão se reúne mensalmente na sede da Ação Educativa em São Paulo e é representada por pessoas de diferentes instituições: sindicatos, universidades, institutos de formação e unidades educativas diretas e conveniadas.

Ações em 2012
Criação do Fórum Municipal de Educação Infantil na 1. Assembléia dia 10/05/2012.
Elaboração da carta de princípios do Fórum Municipal
Elaboração de Carta de repúdio a Avaliação em Larga Escala na Educação Infantil
Elaboração de moção em repúdio a Deliberação do CEE 11/2012
Elaboração de Manifesto: Pelo direito da criança de brincar em parques!
Release para imprensa com os desafios da educação infantil no país e os posicionamentos do fórum em ocasião do dia 25/08, Dia Nacional da Educação Infantil.
Criação da Campanha de Valorização da Educação Infantil na rede social Facebook, bem como criação da Fanpage do Fórum para divulgação das ações e princípios.

Participantes das Assembléias: Representantes do CENPEC, CEDAC, Fundação Carlos Chagas, SEDIN, SINESP, Mathema, SEDUC/Cubatão, SEDUC – São Bernardo do Campo, SME/São Paulo, Faculdade Sumaré, Faculdade de Educação da USP - FEUSP, Faculdades Integradas Paulista Creches- USP, Centro Acadêmico Paulo Freire da FEUSP, Instituto Alana, alunos de Pedagogia, gestores e professores de CEIs, EMEIs e entidades conveniadas com a prefeitura, entre elas Rede Marista. 

Um comentário:

  1. Gostaria de compartilhar com vocês a experiência de ler o livro Reflexos e conseqüências - os danos de se agredir uma criança do escritor Brian Ribeiro. Trabalho na área de educação infantil a 20 anos e esse livro está me fazendo entender muita coisa que vejo no meu dia a dia ! Uma visão dos fatos e uma perspectiva do assunto totalmente nova. Me surpreendeu. Verdadeiro e esclarecedor !!!

    ResponderExcluir

Olá! Comente aqui sua opinião!