Olá pessoal!
"Metodologia de resolução de problemas na matemática: apontamentos e reflexões para a educação infantil"
Esse é o título do artigo de Michele Cácere Ferreira, ex-aluna minha na FMU.
A matemática é um tema pouco estudado na educação infantil. Muitos acreditam que trata-se de ensinar formas e a grafia dos números para as crianças se apropriarem de seus conceitos. Porém, esse aprendizagem é muito mais complexa e exige aprofundamento por parte dos professores.
Em seu artigo de conclusão de curso de Pós Graduação em Educação Infantil, Michele nos ajuda a refletir sobre o tema, considerando a criança, seus saberes e indagações.
Vale a pena ler para nos inspirar a estudar mais!
Segue abaixo o resumo do trabalho. Para lê-lo na íntegra, o link é: http://www.webartigos.com/artigos/metodologia-de-resolucao-de-problemas-na-matematica-apontamentos-e-reflexoes-na-educacao-infantil/110257/
Resumo:
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a relação da criança da educação infantil com o conhecimento matemático que lhe é oferecido. Torna-se evidenciado que a visão de criança que o professor possui interfere nos caminhos metodológicos percorridos por ele. A proposta da metodologia de resolução de problemas é apresentada de forma ampla e não da forma tradicional como é concebida, isto é, como algo em que o professor é o detentor do saber tendo uma única solução possível com um caminho que já está prescrito. Neste caso a criança deve receber diversas oportunidades para participar ativamente na busca de soluções para diversos problemas do dia a dia, sejam em brincadeira, jogos, conflitos entre os amigos, nas divisões de materiais escolares e em outras questões que fomente ainda mais o pensamento do raciocínio lógico matemático. Houve também a preocupação de esclarecer o poder social em que a matemática está inserida, promovendo a mobilização dos professores a refletir sobre suas posturas frente a este conhecimento que é de direito de todos os alunos e em todos níveis de educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Comente aqui sua opinião!