quinta-feira, 11 de julho de 2013

Metodologia de resolução de problemas na matemática: apontamentos e reflexões para a educação infantil

Olá pessoal!

"Metodologia de resolução de problemas na matemática: apontamentos e reflexões para a educação infantil"


Esse é o título do artigo de Michele Cácere Ferreira, ex-aluna minha na FMU. 
A matemática é um tema pouco estudado na educação infantil. Muitos acreditam que trata-se de ensinar formas e a grafia dos números para as crianças se apropriarem de seus conceitos. Porém, esse aprendizagem é muito mais complexa e exige aprofundamento por parte dos professores.
Em seu artigo de conclusão de curso de Pós Graduação em Educação Infantil, Michele nos ajuda a refletir sobre o tema, considerando a criança, seus saberes e indagações. 
Vale a pena ler para nos inspirar a estudar mais!


Resumo: 
      O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a relação da criança da educação infantil com o conhecimento matemático que lhe é oferecido. Torna-se evidenciado que a visão de criança que o professor possui interfere nos caminhos metodológicos percorridos por ele. A proposta da metodologia de resolução de problemas é apresentada de forma ampla e não da forma tradicional como é concebida, isto é, como algo em que o professor é o detentor do saber tendo uma única solução possível com um caminho que já está prescrito. Neste caso a criança deve receber diversas oportunidades para participar ativamente na busca de soluções para diversos problemas do dia a dia, sejam em brincadeira, jogos, conflitos entre os amigos, nas divisões de materiais escolares e em outras questões que fomente ainda mais o pensamento do raciocínio lógico matemático. Houve também a preocupação de esclarecer o poder social em que a matemática está inserida, promovendo a mobilização dos professores a refletir sobre suas posturas frente a este conhecimento que é de direito de todos os alunos e em todos  níveis de educação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Comente aqui sua opinião!