Curso A Fotografia e a Documentação Pedagógica como ferramentas de reflexão sobre a prática educativa
Por meio de exemplos da fotografia e do cinema, vamos entender como é possível construir uma ideia através da imagem sequencial. Realizaremos um trabalho contínuo de acompanhamento, mês a mês, de ação e reflexão sobre a ação, e iremos aprofundar o trabalho de seleção das imagens, fazendo e refazendo, em várias versões, as sequências fotográficas, para escolhermos o melhor caminho para a documentação pedagógica.
Serão quatro encontros - um por mês, sendo que entre um e outro os participantes estarão envolvidos com duas experiências fotográficas a serem executadas em suas classes. Os dois temas escolhidos serão sempre discutidos e planejados em conjunto antes da execução da experiência fotográfica.
Programação
Encontro 1 - 17 de Agosto
- A diferença entre registro e documentação
- Apresentação de conceitos narrativos da imagem sequencial
- Planejamento para a experiência fotográfica na escola / tema 01
Vivência da professora com o tema 1 em sala de aula
- Fotografar e editar imagens na escola tema 1 (um mês de trabalho)
- Envio da produção para análise uma semana antes do próximo encontro
Encontro 2 - 21 de Setembro
- Pontos de vista sobre um mesmo tema
- Exibição e debate sobre a edição do tema 01
- Planejamento de segunda versão (nova edição) do tema 01
Vivência da professora com a revisão do tema 1 em sala de aula
- Refotografar e reeditar imagens na escola tema 1 (um mês de trabalho)
- Envio da produção para análise uma semana antes do próximo encontro
Encontro 3 - 19 de Outubro
- Exibição e debate sobre segunda versão do tema 01
- Planejamento de experiência fotográfica na escola / tema 02
Vivência da professora com o tema 2 em sala de aula
- Fotografar e editar imagens na escola (um mês de trabalho)
- Envio da produção para análise uma semana antes do próximo encontro
Encontro 4 - 09 de Novembro
- Exibição e debate sobre a edição do tema 2
- Reflexão final sobre a produção da narrativa fotográfica
- "O que queremos ver e o que as crianças estão querendo nos mostrar"
Referências Bibliográficas
BARTHES, Roland. A câmara clara. Lisboa: Editora 70, 2009. SAMAIN, Etienne (org.). O fotográfico. São Paulo: SENAC, 2005. SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. São Paulo: SENAC, 2010.
Professor Ministrante
André Carrieri é Mestre em Educação pela Faculdade de Educação/USP. Além de professor universitário de Pedagogia (Produção de Texto e Formação de Leitores) e Jornalismo (Cultura Brasileira Contemporânea e Técnicas de Documentário), é pesquisador sobre processos de aprendizagem e socialização através da criação e produção de fotografias e vídeos.
Público alvo
Educadores de Educação Infantil e Ensino Fundamental e interessados.
Investimento
R$ 530,00 - em 4 parcelas de R$132,50
Local
Escola Projeto Vida – Rua Valdemar Martins, nº 148 – Casa Verde / São Paulo
Informações
Com Kelly, nos telefones 2236-1425 e 2236-1458, ou pelo e-mail kelly@projetovida.com.br
Inscrições
De 24/06 a 09/08, através do link abaixo:
VAGAS LIMITADAS!
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Comente aqui sua opinião!