quarta-feira, 24 de julho de 2013

VI Encontro Regional Sudeste do MIEIBI: Grandes políticas para a educação infantil: desafios colocados


Olá a todas e todos,

Entre os dias 13 e 15 de agosto de 2013, acontecerá o VI Encontro Regional Sudeste do MIEIBI,  cujo tema é: Grandes políticas para a educação infantil: desafios colocados. 

O Mieibi, Movimento interfóruns de Educação Infantil do Brasil,  conta com a participação de Fóruns de Educação Infantil de 27 Unidades da Federação: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas,Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Seus principais objetivos são: Promover mobilização e articulação nacional no campo da educação infantil, junto aos organismos responsáveis ou representativos do setor no plano nacional e; Divulgar para a sociedade brasileira uma concepção de educação infantil comprometida com os direitos fundamentais das crianças e com a consciência coletiva sobre a importância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento do ser humano.

Como princípios básicos defende: A garantia de acesso às crianças de 0 a 6 anos aos sistemas públicos de educação; O reconhecimento do direito constitucional das crianças de 0 a 6 anos (independentemente de raça, idade, gênero, etnia, credo, origem sócio-econômica-cultural, etc.) ao atendimento em instituições públicas, gratuitas e de qualidade;  A destinação de recursos públicos específicos e adequados, imprescindíveis ao bom funcionamento dos sistemas de Educação Infantil; A indissociabilidade cuidar/educar visando o bem estar, o crescimento e o pleno desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos; A implementação de políticas públicas que visem a expansão e a melhoria da qualidade do atendimento educacional abrangendo toda a faixa etária 0 a 6 anos;  A identificação da Educação Infantil enquanto campo intersetorial, interdisciplinar, multidimensional e em permanente evolução;

Para conhecer mais sobre esse movimento, é só acessar o link: http://www.mieib.org.br/pagina.php

Nesse link, vocês encontrarão notícias e eventos sobre a Educação Infantil e os fóruns em defesa desse nível educativo, sites sugeridos, e diferentes artigos e manifestos elaborados pelos participantes do MIEIBI. 
Abraço!





Mais informações e inscrições para o evento: http://mieibsudeste2013.blogspot.com.br/

2 comentários:

  1. Matilde Arena Correa7 de agosto de 2013 às 16:08

    Gostaria de saber se minha inscrição foi aceita: Matilde Maria de Magalhães Arena Correa.
    att,
    Matilde

    ResponderExcluir
  2. Oi Matilde, eu só fiz a divulgação do evento, não sou responsável por ele ou pelas inscrições. Você pode escrever um email para fpeisp@gmail.com
    Abraço!

    ResponderExcluir

Olá! Comente aqui sua opinião!