sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Carta aberta ao Público - Dia Nacional da Educação Infantil

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Olá a todas e todos!
Dia 25 de agosto é o Dia Nacional da Educação Infantil. Nós do Fórum Municipal de Educação Infantil estamos promovendo uma campanha para que todos reconhecam esse nível de educação como uma importante etapa da educação básica em que crianças devem ser cuidadas e educadas por profisisonais especializados. 
Para aderir a campanha, basta trocar seu perfil do facebook pela imagem abaixo e se puder divulgar nossa carta aberta sobre nossos princípios e desafios da Educação infantil no país.
Grande Abraço!





Carta aberta ao Público
Dia nacional da educação infantil
Em abril do ano passado, a presidente Dilma Roussef sancionou a lei de autoria do senador Cristovam Buarque que institui a data de 25 de agosto como o dia Nacional da Educação Infantil.
O Fórum Municipal de Educação Infantil de São Paulo, de caráter suprapartidário e interinstitucional, aberto ao debate democrático, considera a data importante para a realização de discussões envolvendo  a sociedade civil sobre a importância de uma educação de qualidade para as crianças pequenas.
Concebemos as crianças como seres ativos desde seu nascimento, que buscam dar sentido às experiências que vivem, sendo co-construtoras de conhecimento, identidade e cultura. Portanto, as propostas destinadas a elas devem reconhecer sua integralidade, necessidades e particularidades individuais, bem como da comunidade em que vivem.
A educação infantil precisa ser aberta, flexível e considerar as manifestações de todos os sujeitos - adultos e crianças - que ali convivem. Acreditamos em uma educação que forme para a democracia e que considere a diversidade. Deve ser um espaço de não silenciamento, e respeito à criança em seus direitos sociais e humanos.
Nesse sentido, nos posicionamos contrariamente a propostas pedagógicas que reforçam um modelo pautado nas práticas tradicionais adultrocêntricas, que desconsideram as necessidades das crianças, recorrentes no ensino fundamental e em práticas orientadas apenas para a guarda e os cuidados físicos, referenciadas em modelos domésticos. Defendemos uma pedagogia para a infância que reconheça a especificidade desse nível de educação tanto nas práticas cotidianas,  quanto na formação dos profissionais, na relação com as famílias, na estrutura e  no funcionamento das instituições.
           Trecho da Carta de Princípios do Fórum Municipal de Educação Infantil de São Paulo

Neste dia dedicado a educação infantil, é importante uma reflexão da sociedade brasileira com relação a forma em que nossas crianças estão sendo educadas nas instituições e espaços públicos destinados à elas.
A educação infantil destinada às crianças de 0 a 5 anos e 11 meses vive um momento crítico: crianças de 5 anos que estão indo para o fundamental sem estruturas que considerem suas especificidades; crianças de 0 a 5 anos vivenciando práticas de  alfabetização precoce, sendo lesadas e impedidas de viver experiências necessárias para seu desenvolvimento, como brincar, se movimentar, desenhar, expressar sentimentos; falta de vagas em creches para crianças de 0 a 3 anos.
Fundamentado na concepção que apresentamos de criança, defendemos a ampliação de ofertas de vagas para que as crianças frequentem instituições públicas que atendam adequadamente a faixa etária e que contribuam para a formação e desenvolvimento humano da criança.
Com base nesses princípios o Fórum Municipal de Educação Infantil de São Paulo luta pela implementação de políticas públicas que visem melhoria da qualidade do atendimento atual e sua expansão futura. Por uma infraestrutura adequada, planejamento de espaços e experiências que estimulem a inteligência, imaginação e curiosidade infantil. E por fim investimento na formação de professores e implementação de propostas pedagógicas de qualidade, baseadas na legislação, nos documentos oficiais e em conhecimentos produzidos cientificamente que considerem a criança de 0 a 5 anos e 11 meses como sujeito ativo, interativo e parte do contexto sociocultural.
Fórum Municipal de Educação  Infantil de São Paulo

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