compreender e refletir mais sobre o nosso trabalho com a criança pequena.
Algumas afirmações:
"Currículo que faz relação entre a vida da criança e o conhecimento que a humanidade já acumulou"
"Currículo que junta conhecimento e a experiência do sujeito"
"Quando falamos em criança pequena, existe uma dimensão do cuidado na Educação Infantil que é ética, que não podemos prescindir. Dimensão que está permeada nas práticas educativas também no Ensino Fundamental, com adolescentes, com alunos no ensino superior!
"A criança aprende o mundo na sua integralidade, nós que dividimos o mundo""Quando possibilitamos uma experiência com musica, a criança está inteira"
"Ao trocar uma criança, possibilitamos que ela tenha o sentimento de ser trocada"
"Todas as práticas com as crianças não podem ser práticas fragmentadas".
"Nossas práticas constituem sujeitos. Se construimos sujeitos que tipos de sujeitos queremos contribuir para a discussão? Sujeitos fragmentados ou criativos, que se expressem?"
"Idéia da integralidade que olha para o sujeito, construção de currículo diferente da concepção das áreas de conhecimento e que tenha como centralidade a criança"
ok
ResponderExcluir