terça-feira, 17 de junho de 2014

CONCURSO PÚBLICO DE INGRESSO PARA PROVIMENTO DE CARGOS VAGOS DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Olá Pessoal,
Estão abertas até dia 19/06/2014, as inscrições para o concurso para professores de Educação Infantil em São Paulo. Para realizá-la, é só acessar o link:  www.ibfc.org.br
Para ler o edital completo: http://www.ibfc.org.br/arquivos/3276-80Hk.pdf
Para aqueles que vão prestá-lo desejo sorte, muita responsabilidade e compromisso com as crianças da rede municipal! Elas necessitam de professores  que tenham uma intencionalidade pedagógica calcada nos debates da área, nas teorias educacionais e em princípios estabelecidos nas legislações provenientes de uma sociedade democrática e sustentável. E que, sobretudo, educadores que saibam escutá-las, respeitem seus direitos e as considerem como centro do processo educativo. 
Boa sorte a todos!
Grande abraço!



BIBLIOGRAFIA




Artigos e livros específicos:

1 - ABRAMOWICZ, Anete. A pesquisa com crianças em infâncias e a Sociologia da Infância. Cap. 1 IN: FARIA Ana Lúcia Goulart de; FINCO, Daniela (Orgs.). Sociologia da Infância no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2011 (Coleção Polêmicas do nosso tempo).   






2 - BARBOSA, Maria Carmen S. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006. (cap. 6, 7, 8, 9 e 10).


3 - BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares: as socializações e a escolarização no entretecer destas culturas. Educ. Soc. [online]. 2007.
4 - BARBOSA, Maria Carmem Silveira e HORN, Maria da Graça Souza. Projetos Pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.









6 - FARIA, Ana Lúcia Goulart (org.). O coletivo infantil em creches e pré-escolas: falares e saberes. São Paulo: Cortez, 2007.

7 - FINCO, Daniela e Oliveira, Fabiana de. A Sociologia da pequena infância e a diversidade de gênero e de raça nas instituições de Educação Infantil. Cap. 3. IN: Faria Ana Lúcia Goulart de; FINCO, Daniela (Orgs.). Sociologia da Infância no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2011 (Coleção Polêmicas do nosso tempo).
8 - MELLO, Suely Amaral. O processo de aquisição da escrita na Educação Infantil: contribuições de Vygotsky. Cap. 2. IN: FARIA, Ana Lúcia Goulart & MELLO, Sueli Amaral (orgs.).Linguagens infantis: outras formas de leitura. Campinas, SP: Autores Associados, 2009. Coleção Polêmicas do Nosso Tempo.




9 - NASCIMENTO, Maria Letícia. Algumas considerações sobre a infância e as políticas para Educação Infantil. Educação &Linguagem. São Paulo, V.14 nº23/24,146 - 159, jan - dez - 2011.
10 - RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emília: Escutar, investigar e aprender. Tradução, Vânia Cury. São Paulo: Paz e Terra, 2012. Cap 4.










Documentos Institucionais Municipais 
1- SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Programa Mais 
Educação São Paulo: subsídios para implantação/ Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: 
SME/DOT, 2014; 
2- SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Magistério/ 
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME/DOT, 2014. 
3- SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientação 
Normativa nº01 de 02 de dezembro de 2013, “Avaliação na Educação Infantil: aprimorando os olhares”. 
Publicado no DOC DE 03 DE DEZEMBRO DE 2013, p. 103-105. 
4- SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Interfaces 
Curriculares: Áreas do Conhecimento e Avaliação para a aprendizagem – 4º e 5º anos do ciclo Ido ensino 
fundamental de 9 anos/ Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME/DOT, 2013. 

Publicações institucionais MEC (com links)
5- BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006; 
Volume 1: 
https://www.google.com/url?http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfparqualvol1.pdf
Volume 2:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfparqualvol2.pdf

6- BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2009; 
http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/indic_qualit_educ_infantil.pdf

7- BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Brinquedos e Brincadeiras nas Creches – Manual de Orientação Pedagógica. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2012; 
http://w3.ufsm.br/anuufei/wp-content/uploads/2012/08/PublicacaoBrinquedosBrincadeirasCreches1.pdf-ultima-versao-10-04-12.pdf

8- BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Educação Infantil - Práticas promotoras de igualdade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2012; 
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=11284&Itemid=

9- BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação do professor alfabetizador: caderno de apresentação. Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2012. 
http://pacto.mec.gov.br/noticias/90-formacao-dos-professores-alfabetizadores

10- BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica. Elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento do ciclo de alfabetização (1.o, 2.o e 3.o anos) do ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação Básica, 2012.
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=12827&Itemid=


 11- BRASIL. Ministério da Educação. SEESP. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Documento elaborado pelo Grupo de trabalho nomeado pela Portaria Ministerial nº 555, de 5 de junho de 2007, prorrogada pela Portaria nº 948, de 09 de outubro de 2007: Brasília, Ministério da Educação Básica, Secretaria da Educação Especial, 2007. 
http://peei.mec.gov.br/arquivos/politica_nacional_educacao_especial.pdf

12- BRASIL. Ministério da Educação. TV Escola - Índios no Brasil – Eps. 01 – Quem são eles? 
Disponível: 
http://vimeo.com/97445532

13- BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica.Indagações sobre currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. Publicações institucionais MEC 
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag5.pdf


Legislação Municipal 

Para encontrar todas os decretos e portarias citados no edital, é só acessar o link: 
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/negocios_juridicos/cadastro_de_leis/index.php?p=325

1- Decreto Municipal nº 54.452/ 13 - Institui, na Secretaria Municipal de Educação, o Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino – Mais Educação São Paulo. 

2- Decreto Municipal nº 45.415/04 - Estabelecem diretrizes para a Política de Atendimento a Crianças, Adolescentes, Jovens e Adultos com Necessidades Educacionais Especiais no Sistema Municipal de Ensino. 

3- Decreto nº 54.454, de 10/10/13 – Fixa diretrizes gerais para a elaboração dos regimentos educacionais das unidades integrantes da Rede Municipal de Ensino, bem como delega competência ao Secretário Municipal de Educação para o estabelecimento das normas gerais e complementares que especifica.

 4- Portaria nº 5.930/13 - Regulamenta o Decreto nº 54.452, que institui o Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo- “Mais Educação São Paulo”. Publicado no DOC de 15/10/2013 pag.13. 

5- Portaria nº 5.941, de 15/10/13 – Estabelece normas complementares ao Decreto nº 54.454, de 10/10/13, que dispõe sobre diretrizes para elaboração do Regimento Educacional das Unidades da Rede Municipal de Ensino e dá outras providências 

6- Portaria 5718/04- SME - Dispõe sobre a regulamentação do Decreto 45.415, de 18/10/04, que estabelece diretrizes para a Política de Atendimento a Crianças, Adolescentes, Jovens e Adultos com Necessidades Educacionais Especiais no Sistema Municipal de Ensino, e dá outras providências. 

7- Decreto Municipal Nº 51.778/10 - Institui a Política de Atendimento de Educação Especial, por meio do Programa Inclui, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação. 

8- Decreto Municipal nº 52.785/11 - Cria as Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) na rede municipal de ensino. 

9- Indicação CME nº 17/2013. Orientações para o Sistema Municipal de Ensino quanto à implementação da Lei nº 12.796/13 na Educação Infantil. 

10- Decreto nº 52.785 /11 - Cria as Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) na rede municipal de ensino. 

11- Portaria Nº 5.707/11 – Regulamenta o Decreto 52.785 DE 10/10/11, que criou as escolas de educação Bilíngue para surdos – EMEBS na Rede Municipal de Ensino e dá outras providências. 

12- Portaria Nº 2.496/12 Regulamenta as salas de apoio e acompanhamento à inclusão – SAAIS, integrantes do inciso II do artigo 2º - PROJETO APOIAR que compõe o Decreto nº 51.778, de 14/09/10, que institui a política de atendimento de Educação Especial do Programa INCLUI, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. 

13- Portaria Nº 2.963/13 - Organiza o quadro de Auxiliares de Vida Escolar – AVEs e de Estagiários de Pedagogia, em apoio a Educação Inclusiva, especifica suas funções e dá outras providências. 




5 comentários:

  1. Fiquei admirada com o seu comprometimento com a educação dos pequenos . . .Muito obrigada pela sua postagem. Está sendo muito valiosa!

    ResponderExcluir
  2. o amada obrigado pelo link mim salvou p estudar p prova. Deus abençõe

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Janaina
    Você podeiria me ajudar? Estou fazendo meu tcc sobre as estratégias para o corpo e movimento através da arte. Tem algum, material que possa me clarear as idéias para eu estabelecer este link entre artes e brincadeiras.
    Minha pós é em arte educação

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado,por esses conteúdos maravilhosos....

    ResponderExcluir
  5. por favor preciso de um site onde eu possa baixar esses livros ou o resumo dos mesmos, pois preciso estudar para o concurso e só falta eles... Infelizmente o tempo é pouco e não tenho dinheiro para comprar os livros por favor me AJUDEM....

    ResponderExcluir

Olá! Comente aqui sua opinião!