quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Crianças Cidadãs?: A formação para a cidadania na educação infantil


Olá Pessoal,
Hoje disponibilizarei para vocês minha dissertação de Mestrado intitulada: "Crianças cidadãs? A formação para a cidadania para a Educação Infantil"que defendi na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, em 2003, sob a orientação da Prof. Maria Victória Benevides. Espero que possamos juntas/os refletir sobre o tema. 
Abraços!



RESUMO

A pesquisa teve o intuito de investigar a presença ou ausência da temática “formação para a cidadania” nas falas das docentes de educação infantil, bem como examinar a relação entre a verbalização e a prática descrita por elas, de modo a esclarecer se as professoras têm clareza do que seja formar o cidadão, os valores envolvidos e o significado dessa formação no trabalho com crianças de 4 a 6 anos.
A opção metodológica foi o estudo de caso com abordagem qualitativa. Uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) na cidade de São Paulo foi o local escolhido para a pesquisa, ocorrida entre os anos de 2000 e 2001. Foram realizadas entrevistas semi – estruturadas e observação do cotidiano escolar. As noções de cidadania e de cultura escolar decorreram de pressupostos teóricos da Sociologia e Filosofia da Educação.
A dissertação está dividida em três blocos. O primeiro trata dos pressupostos teóricos a respeito do tema cidadania e sua vinculação com a educação. É abordado também o conceito de democracia e a formação para a cidadania democrática, ideal defendido neste trabalho.
Já no segundo, há uma discussão sobre o título da pesquisa, Crianças cidadãs?, em que são trazidos referenciais históricos, principalmente baseados na obra de Philippe Ariès. Além disso, discute-se o significado do que seja formar crianças para a cidadania, por meio do currículo escolar.
E finalmente o terceiro, que por sua vez está dividido em três partes. Na primeira parte, são apresentadas a metodologia utilizada no trabalho e a escola pesquisada – esta analisada em sua estrutura e funcionamento, gestão administrativa, na participação dos pais e dos agentes escolares e em seu Projeto Político Pedagógico.
De modo a traçar um perfil das professoras que trabalhavam na escola pesquisada, a segunda parte traz registros de dados pessoais, como idade, formação, tempo de trabalho na educação, entre outros. Assinala também dados referentes a acesso à cultura, filiação a partidos políticos e sindicatos, entre outros, de modo a vislumbrar se e como elas exerciam sua própria cidadania. A terceira e última parte traz uma análise das falas das docentes, bem como os encontros e desencontros entre suas concepções e as práticas de cidadania verbalizadas por elas.
A partir dos referenciais teóricos, do conhecimento da estrutura e funcionamento da escola e da fala das docentes, concluiu-se que, embora a maioria das práticas enunciadas pelas docentes fossem coerentes com a formação para a cidadania democrática, essas eram individualizadas e, não faziam parte do projeto da escola.
A formação para a democracia é um compromisso que deve ser assumido coletivamente. Portanto, a escola precisa se qualificar como um local permanente de cidadania ativa, em que todos os envolvidos (direção, coordenação, professores, agentes escolares, pais) participem do planejamento, elaboração, execução e avaliação do Projeto Político Pedagógico (PPP).

Unitermos: cidadania, democracia, direitos humanos, educação, educação infantil, formação de professores, sociologia




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Comente aqui sua opinião!