Olá Pessoal,
Hoje disponibilizarei para vocês minha dissertação de Mestrado intitulada: "Crianças cidadãs? A formação para a cidadania para a Educação Infantil"que defendi na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, em 2003, sob a orientação da Prof. Maria Victória Benevides. Espero que possamos juntas/os refletir sobre o tema.
Abraços!
RESUMO
A pesquisa teve o intuito
de investigar a presença ou ausência da temática “formação para a cidadania”
nas falas das docentes de educação infantil, bem como examinar a relação entre
a verbalização e a prática descrita por elas, de modo a esclarecer se as
professoras têm clareza do que seja formar o cidadão, os valores envolvidos e o
significado dessa formação no trabalho com crianças de 4 a 6 anos.
A opção metodológica foi o estudo de caso com
abordagem qualitativa. Uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) na
cidade de São Paulo foi o local escolhido para a pesquisa, ocorrida entre os
anos de 2000 e 2001. Foram realizadas entrevistas semi – estruturadas e
observação do cotidiano escolar. As noções de cidadania e de cultura escolar
decorreram de pressupostos teóricos da Sociologia e Filosofia da Educação.
A dissertação está dividida em três blocos. O
primeiro trata dos pressupostos teóricos a respeito do tema cidadania e sua
vinculação com a educação. É abordado também o conceito de democracia e a
formação para a cidadania democrática, ideal defendido neste trabalho.
Já no segundo, há uma discussão sobre o título da
pesquisa, Crianças cidadãs?, em que
são trazidos referenciais históricos, principalmente baseados na obra de
Philippe Ariès. Além disso, discute-se o significado do que seja formar
crianças para a cidadania, por meio do currículo escolar.
E finalmente o terceiro, que por sua vez está
dividido em três partes. Na primeira parte, são apresentadas a metodologia
utilizada no trabalho e a escola pesquisada – esta analisada em sua estrutura e
funcionamento, gestão administrativa, na participação dos pais e dos agentes
escolares e em seu Projeto Político Pedagógico.
De modo a traçar um perfil das professoras que
trabalhavam na escola pesquisada, a segunda parte traz registros de dados
pessoais, como idade, formação, tempo de trabalho na educação, entre outros.
Assinala também dados referentes a acesso à cultura, filiação a partidos
políticos e sindicatos, entre outros, de modo a vislumbrar se e como elas
exerciam sua própria cidadania. A terceira e última parte traz uma análise das
falas das docentes, bem como os encontros e desencontros entre suas concepções
e as práticas de cidadania verbalizadas por elas.
A partir
dos referenciais teóricos, do conhecimento da estrutura e funcionamento da
escola e da fala das docentes, concluiu-se que, embora a maioria das práticas
enunciadas pelas docentes fossem coerentes com a formação para a cidadania
democrática, essas eram individualizadas e, não faziam parte do projeto da
escola.
A formação para a democracia é um compromisso que
deve ser assumido coletivamente. Portanto, a escola precisa se qualificar como
um local permanente de cidadania ativa, em que todos os envolvidos (direção,
coordenação, professores, agentes escolares, pais) participem do planejamento,
elaboração, execução e avaliação do Projeto Político Pedagógico (PPP).
Unitermos:
cidadania, democracia, direitos humanos, educação, educação infantil, formação
de professores, sociologia
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