Olá a todas e todos,
Nesse postagem disponibilizo a bibliografia para o concurso de professor/a de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de São Paulo. ser realizado em novembro desse ano.
A bibliografia traz uma concepção de criança ativa, potente e criativa e tem avanços no que se trata a educação e o cuidado de bebês e crianças bem pequenas. Trata-se de textos e legislações que avançam nas concepções de infância e de Educação Infantil e mais do que lidas devem ser assumidas como prática.
Desejo que todos que forem prestar o concurso assumam a responsabilidade e o compromisso na educação e cuidado dos bebês e das crianças e estabeleçam um diálogo transparente e democrático com as famílias.
Boa sorte!
BRASIL. Ministério da Educação. SEESP. Política Nacional de
Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Documento elaborado
pelo Grupo de trabalho nomeado pela Portaria Ministerial n.º 555, de 5 de junho
de 2007, prorrogada pela Portaria n.º 948, de 09 de outubro de 2007: Brasília,
Ministério da Educação Básica, Secretaria da Educação Especial, 2007.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica.
Educação Infantil e práticas promotoras de igualdade racial. Brasília: MEC/SEB,
2012. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12579:educacao-infantil&Itemid=1152.
BRASIL. Ministério da Educação. TV Escola – Índios no Brasil –
Eps. 01 – Quem são eles?. Disponível em:
http://tvescola.mec.gov.br/tve/videoteca/serie/indios-no-brasil
BRASIL. Presidência da República. Constituição da República
Federativa do Brasil de 1988. Artigos 5º, 37 a 41, 205 a 214, 227 a 229.
BRASIL. Presidência da República. Lei Federal n.º 8.069, de
13/07/1990 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Artigos 53 a
59 e 136 a 137.
BRASIL. Presidência da República. Lei Federal n.º 9.394, de
20/12/96 – Estabelece as
BRASIL. Presidência da República. Lei Federal n.º 10.639, de
09/01/2003 – Altera a Lei n.º 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da
educação nacional, para incluir, no currículo oficial da Rede de Ensino, a
obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e
dá outras providências.
BRASIL. Presidência da República. Lei Federal n.º 11.645, de
10/03/08 – Altera a Lei n.º 9.394/96, modificada pela Lei 10.639/03, que
estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir, no
currículo oficial da rede de ensino, a obrigatoriedade da temática “História e
Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
BRASIL. Presidência da República. Lei Federal n.º 12.796, de 04
de abril de 2013 – Altera a Lei n.º 9.394/96, que estabelece as diretrizes e
bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da
educação e dar outras providências.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de
Orientação Técnica. Programa Mais Educação São Paulo: subsídios para
implantação. São Paulo:
SME/DOT, 2014. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Page/PortalSMESP/Publicacoes-Institucionais
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Decreto n.º
45.415/04 – Estabelece diretrizes para a Política de Atendimento a Crianças,
Adolescentes, Jovens e Adultos com Necessidades Educacionais Especiais no
Sistema Municipal de Ensino.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Portaria n.º
5.718/04 – Dispõe sobre a regulamentação do Decreto n.º 45.415, de 18/10/04,
que estabelece diretrizes para a Política de Atendimento a Crianças,
Adolescentes, Jovens e Adultos com Necessidades Educacionais Especiais no
Sistema Municipal de Ensino, e dá outras providências.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Decreto n.º
51.778/10 – Institui a Política de Atendimento de Educação Especial, por meio
do Programa Inclui, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Portaria n.º
2.496/12 – Regulamenta as Salas de Apoio e Acompanhamento à Inclusão – SAAIs,
integrantes do inciso II do artigo 2º – Projeto Apoiar, que compõe o Decreto
n.º 51.778/10.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Decreto n.º
54.452/13 – Institui, na Secretaria Municipal de Educação, o Programa de Reorganização
Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de
Ensino de São Paulo – Mais Educação São Paulo.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Portaria n.º
5.930/13 – Regulamenta o Decreto n.º 54.452/13, que institui, na Secretaria
Municipal de Educação, o Programa de Reorganização Curricular e Administrativa,
Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo – Mais
Educação São Paulo.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Decreto n.º
54.454/13 – Fixa diretrizes gerais para a elaboração dos regimentos
educacionais das unidades integrantes da Rede Municipal de Ensino, bem como
delega competência ao Secretário Municipal de Educação para o estabelecimento
das normas gerais e complementares que especifica.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Portaria n.º
5.941/13 – Estabelece normas complementares ao Decreto n.º 54.454, de 10/10/13,
que dispõe sobre diretrizes para elaboração do Regimento Educacional das
Unidades da Rede Municipal de Ensino e dá outras providências.
SIAULYS, Mara O. de Campos. Brincar para todos. Brasília:
Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2005.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
BARBIERI, Stela. Interações: onde está a arte na infância? São
Paulo: Blucher, 2012.
BECCHI, E. et al. Ideias orientadoras para a creche: a qualidade
negociada. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. Trad. Maria de Lourdes
Tambaschia Menon. (Coleção Formação de Professores. Série Educação Infantil em
Movimento).
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica.
Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Brasília: MEC/SEB,
2006. vol.1. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfparqualvol1.pdf
BRASIL. Ministério da Educação. Critérios para um atendimento em
creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. Brasília: MEC/SEB,
2009. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/direitosfundamentais.pdf
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.
Diretrizes curriculares nacionais para educação infantil. Brasília: MEC/SEB,
2010. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12579:educacao-infantil&Itemid=1152.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica.
Brinquedos e brincadeiras nas creches: manual de orientação pedagógica.
Brasília: MEC/SEB, 2012. Disponível em:
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BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação.
Parecer CNE/CEB n.º 20/2009, de 11/11/2009 – Revisão das Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação.
Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB n.º 5 de 17 de dezembro de 2009 –
Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
DIDONET, Vital. A Avaliação na e da Educação Infantil.
Disponível em: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CB4QFjAAahUKEwiVzvKxmdzHAhUBhZAKHZIIDxc&url=http%3A%2F%2Fwww.mpsp.mp.br%2Fportal%2Fpage%2Fportal%2FEducacao%2FDoutrina%2FAvalia%25C3%25A7%25C3%25A3o%2520na%2520Educa%25C3%25A7%25C3%25A3o%2520Infantil%2520-%2520Vital%2520Didonet.doc&usg=AFQjCNEDz6AyIzplK3A4j5nEI7aXBzFT4g&sig2=yF1NApRCioDoxTWNOtC1nQ
FALK, Judit (org). Educar os três primeiros anos: a experiência
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FARIA, Ana Lúcia Goulart de; FINCO, Daniela (orgs). Sociologia
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FOCHI, Paulo. Afinal, o que os bebês fazem no berçário?
Comunicação, autonomia e saber-fazer de bebês em um contexto de vida coletiva.
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SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de
Orientação Técnica. Orientação Normativa n.º 01: Avaliação na Educação
Infantil: aprimorando os olhares. São Paulo: SME/DOT, 2013. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Page/PortalSMESP/Publicacoes-Institucionais
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de
Orientação Técnica. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil Paulistana.
São Paulo: SME/DOT, 2015. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/13402.pdf
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