quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Em defesa das creches da USP

Olá pessoal,

As creches da USP são uma referência tanto nacional como internacionalmente de qualidade na Educação Infantil. Muitas pesquisas importantes da área foram e tem sido realizadas ali.

Essas creches tem sido palco de experiências divulgadas e registradas por meio de vídeos e livros que tem proporcionado formação continuada de professoras e professores da área.

Algumas publicações e vídeos:

"O dia a dia das creches e pré escolas: crônicas brasileiras"


"Fazeres na Educação Infantil"

"Creche Carochinha: um patrimônio da Educação Infantil"



"30 anos da creche central da USP"




Mas infelizmente, a administração da USP vem realizado um desmonte dessas instituições tão importantes para a história da Educação Infantil no país. Há dois anos não são realizadas matrículas das crianças, de maneira que, após a saída da última turma, não se tenha mais crianças e as instituições fechem de vez.

Esse mês, o Reitor Zago soltou um informe transferindo o material e o mobiliário da Creche Oeste para a creche central da USP Campus São Paulo com o intuito de  fechar de vez essa instituição. Familiares e estudantes ocuparam a Creche Oeste na tentativa de reverter essa medida.

Muita gente tem se mobilizado em prol dessas creches e foram criadas Campanhas para divulgar o que está acontecendo com essas instituições referências e solicitar apoio de todos.

Amanhã (dia 27/01) haverá a 3a. passeata dos bebês da USP.
Mais informações: https://www.facebook.com/events/1163600567090526/

Confira as imagens da 2a. passeata:




Vamos fazer parte dessa campanha, acompanhando o site da campanha, curtindo a fanpage e comparecendo aos eventos!!!



Só na cidade estima-se que a demanda de vagas declarada pelas famílias é de 103 mil crianças. O fechamento da creche da USP em uma cidade com essa demanda toda é uma excrescência!

Site da campanha de mobilização: "Pelas creches da USP": http://www.pelascrechesdausp.com/

Link para campanhas de mobilização pelas creches da USP no facebook:

https://www.facebook.com/cmcrecheusp/?fref=ts

https://www.facebook.com/ocupacaocrecheaberta/?fref=ts

Canal no youtube" "Pelas creches da USP: Ocupação Aberta:
 https://www.youtube.com/channel/UCprSmirvXFKgUN1UPlz8oJw


Canal do youtube: "Comissão creche mobilizada USP":
https://www.youtube.com/channel/UCPfOM2cEDJJ4aQ2yBsr1WIA


"Creches da USP: Memória e resistência"


"Crianças na USP: 25 anos de creche"





Link para a Manifestação da Congregação da Faculdade de Educação da USP contra o fechamento da creche Oeste: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/2910-0001.pdf
NOTA DA OCUPAÇÃO DA CRECHE PRÉ-ESCOLA OESTE DA USP
Escrevemos agora de dentro da Creche Pré-Escola Oeste da Universidade de São Paulo, lugar que estaria, neste momento, pelas ordens da Reitoria da USP, fechado e desmontado. Funcionárias e funcionários do estabelecimento de ensino foram surpreendidos, às 13h de segunda-feira (16/01), durante suas férias, com um informe de que um caminhão de mudança retiraria todos os móveis e equipamentos do edifício, a partir das 14hs daquele mesmo dia. Frente à ameaça de despejo e à falta de diálogo, mantemo-nos aqui mobilizados.
Ao fechamento desta creche, que comporta mais de 100 crianças, dizemos NÃO! Essas crianças NÃO FICARÃO SEM CRECHE. A USP, que também somos nós – a despeito da política do Reitor Zago e do governo do Estado – não ficará sem creche. A ocupação deste espaço foi nossa última alternativa para manter seu funcionamento.
O ato político da ocupação busca preservar um programa modelo de educação infantil, reconhecido internacionalmente. Preserva o direito das crianças à educação; o direito de suas mães e pais a estudarem; o direito das funcionárias e funcionários ao trabalho e ao reconhecimento como educadoras e educadores. Preserva o caráter público da universidade, ao garantir o acesso à educação às filhas e aos filhos de sua comunidade, tendo em vista a falta de vagas no sistema público municipal de ensino. Preserva a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, congregando profissionais, estudantes e pesquisadores de diversas unidades da universidade e recebendo milhares de visitas externas. Preserva o patrimônio material e imaterial da USP, ao defender 35 anos de experiência em educação infantil.
Não foi por nada disso que a Reitoria zelou ao decretar, sumariamente, o despejo da Creche Oeste, de maneira autoritária e irresponsável, sem planejamento nem discussão. A ordem vem após a decisão do Conselho Universitário (CO) de ocupar as vagas ociosas do sistema de creches da USP. Essas vagas passaram a existir desde que foi proibida a entrada de novas crianças, no início de 2015, sem justificativa, no estabelecimento. A decisão do Conselho foi uma dura derrota para Zago que pretendia fechar rapidamente as creches com a saída das últimas crianças. Assim, pretende agora manipular a decisão do CO, retirando vagas ao desmontar todo o edifício. Não aceitaremos tal manobra.
A derrota de Zago não veio de graça. É fruto de dois anos de luta direta contra o desmanche do programa, além de uma luta histórica pelo reconhecimento das professoras como profissionais de educação (hoje seu enquadramento é de “técnicas de apoio educativo”). Zago, nesse ponto, não cumpriu determinação da justiça de reconhecer as profissionais. Respondeu com o fechamento das creches e com o ataque à toda rede de assistência social da USP (Hospitais, Restaurantes e Moradia) – denominando-a “penduricalho”. É todo um modelo de universidade que está sendo implantado, à revelia de sua comunidade e dos interesses da sociedade. Ao longo dos dois últimos anos, pedimos diálogo, entramos na justiça, acionamos a ouvidoria da USP e a Assembleia Legislativa, fizemos relatórios técnicos, atos de protesto e conversas com cada congregação, conseguimos inúmeras moções de apoio das unidades da USP, lutamos para inserir a pauta no CO... Hoje, temos a comunidade uspiana a nosso favor, como demonstra a decisão do Conselho. Ainda assim, a Reitoria permanece intransigente e cada vez mais truculenta.
Nossa reivindicação com esta ocupação é bastante simples: Queremos que se cumpra a decisão do CO: que as vagas ociosas, existentes no momento da decisão (157) sejam ocupadas, o que implica no retorno das crianças matriculadas na Creche Oeste ao seu local de origem e a entrada de novas crianças em todas as cinco unidades de creches da USP. Para isso, precisamos que a Reitoria abra diálogo. Queremos transparência e democracia! Queremos a retirada da ameaça de despejo da Creche Oeste imediatamente.
Contamos com o apoio de todos os defensores da educação pública, trabalhadoras e trabalhadores da educação, pais e crianças, para se somarem à organização de mais esta luta!
Ocupação Creche Aberta

Mais informações sobre a luta pelas creches podem ser obtidas no blog: http://www.pelascrechesdausp.com/




Um comentário:

  1. Precisamos exigir das autoridades competentes respeito, principalmente no que se refere à valorização da educação pública de qualidade não aceitando tamanho desmonte.

    ResponderExcluir

Olá! Comente aqui sua opinião!