Olá pessoal!
Hoje compartilho com vocês um pouco da minha visita a um Centro de Educação Infantil público da cidade de São Paulo.
Esse CEI é um exemplo de como os direitos da criança podem ser contemplados e como as crianças podem vivenciar plenamente suas infâncias em uma instituição voltada para elas.
Ao chegar lá, fui direto para o parque, onde estavam reunidas a maioria das crianças e algumas cenas me chamaram a atenção.
Um delas foi o fato das crianças estarem inventando diferentes usos para os panos disponibilizados por suas educadoras: para um menino o pano era capa e ele era um herói; para outras duas criancas o pano era uma casa e eles o pai e a mãe; outro menino estava construindo sua cabana e, duas meninas colocaram o pano em cima de um banco e estavam confortavelmente e de forma muito entretida lendo histórias ali.
Já um outro grupo de crianças estava plantando junto com uma professora: de enxada na mão e um grande sorriso no rosto!
Um menino estava catado pedrinhas para a sua coleção, que segundo sua professora, já estava bem grande e era um orgulho para ele.
Andando encantada pelo parque pude escutar o som de um violão, que estava sendo tocado para as criancas que escutavam e cantavam junto com a professora na sala.
Cenas aparentemente simples, mas que por trás há um trabalho grande e um olhar extremamente sensível e respeitoso para as crianças e suas necessidades. Olhar de quem acredita que é possível fazer uma pedagogia que considere a infância e que busca em suas práticas coerência e aprofundamento constantes.
Saí de lá muito renovada e reafirmando minha crença que é possível sim, garantir as crianças seus direitos de serem cuidadas e educadas por adultos que a a considerem em sua integralidade.
Um grande abraço!
Oi Janaína,
ResponderExcluirNo último curso que fiz, promovido pela Prefeitura de São Paulo, aprendi uma coisa muito simples, mas, que faz grande diferença: Aprender COM as crianças. E para isso é preciso dar mais espaço para que elas criem, digam, se expressem...
Às vezes - até que bem intencionadas - nos preocupamos muito em protagonizar. E eu to aprendendo que é preciso sair de cena e ir pros bastidores para formar seres protagonistas, ao invés de seres passivos (marionetes).
Ps.: Te mandei o abaixo-assinado por e-mail. Você recebeu?
Oi Giseli!
ResponderExcluirRecebi sim, obrigado!
Estou esperando todos chegarem para encaminhar para o grupo gestor do Fórum Paulista.
Abraço!
Parabéns Professora o Blog esta excelente!!! Estou abismado com tamanha audácia de nossos representantes educacionais com relação as propostas e leis a fim de garantir uma melhor educação infantil brasileira...Com atitudes como estas sento-me agredido, pois vejo que somos tratados(PDI)como ignorantes peças de um jogo, no qual a educação é o tabuleiro cujo os donos não se importam com a qualidade da educação de nossas crianças...Oro e Sonho com professores do SEU padrão de visão professora para que juntos possamos não ficar calados diante de equívocos econômicos que alienam a muitos professores sem a paixão pela profissão...
ResponderExcluirjanaina boa noite! sinto-me feliz de saber que temos ainda alguem que se preocupa com a educação infantil, pois se esta for de qualidade podemos formar cidadãos felizes, sou PDI e ainda tenho muita esperança de ver nossa educação sendo valorizada neste país obrigada!
ResponderExcluir